Fizemos um apelo e muitos aceitaram a jesus, e agora, o que fazer com os novos convertidos?
Quando novos convertidos aceitam fazer parte da comunidade de fé, a igreja precisa estar preparada para acolhê-los, ensiná-los e torná-los verdadeiros discípulos de Jesus.
Para esta fase, lições práticas sobre cristianismo, sobre a denominação, suas crenças e valores farão total diferença para que este irmão entenda o que é se converter e quais são os primeiros passos da caminhada cristã.
O ensino que essas pessoas receberão assim que decidem por Jesus, fará muita diferença em suas vidas, pois servirá de base para a fé. Continue lendo e confira as Dicas que separamos para novos convertidos
Por que um novo convertido deve ser acompanhado?
O que acontece quando um visitante aceita o chamamento e levanta a mão escolhendo mudar de vida e aceitar Jesus Cristo como único e suficiente Salvador?
Algumas igrejas possuem grupos de obreiros que irão conversar com essas pessoas, anotar os nomes e então enviá-las para o discipulado.
Talvez a sua igreja tenha dúvidas do que fazer com essas pessoas e é por isso que podemos ajudar com algumas dicas práticas.
A princípio, precisamos lembrar que o discipulado, como o nome sugere, tem como objetivo principal formar discípulos através de lições bíblicas, acompanhamento, aconselhamento e o envolvimento do novo irmão na comunidade.
Em resumo, essa etapa deve levar o novo crente a crescer e amadurecer sua fé em Jesus.
A principal motivação dos encontros será responder às dúvidas das pessoas que estão chegando.
Feito isso, será hora de avançar os níveis de conhecimento sobre a história do cristianismo, sobre a história da igreja e sobre a prática de fé.
As lições para novos convertidos começam com a resposta de questões básicas e vão avançando até temas mais profundos.
Também vamos precisar ensinar essas pessoas sobre os dogmas, usos e costumes e sobre outros assuntos relacionados à igreja.
5 Razões para você criar agora um grupo para novos convertidos
Se a sua igreja não tem um ministério para acolher as pessoas que acabaram de aceitar a Jesus, é hora de pensar em formar um grupo.
Para isso, chame obreiros e pessoas que mais tenham sede de discipular para te ajudarem nesta etapa.
A seguir, você vai encontrar cinco razões para criar este ministério para novos convertidos agora mesmo:
1- Acolher as pessoas
A igreja precisa ser acolhedora, mas transformar os novos crentes em números de relatórios não é uma boa prática de fé.
O ideal é ter um ministério para receber estas pessoas, conhecê-las e então ajudá-las nesse processo de mudança de vida.
2- Apoio para mudanças
Esse ministério que cuidará dos novos convertidos precisa auxiliá-los a mudarem de vida.
Seja qual for o motivo que fez com que essa pessoa se decidisse por Jesus, uma equipe de pastores e obreiros precisa separar algumas horas para conhecê-la e então auxiliá-la nessa mudança.
3- Apoio para os dias ruins
A caminhada de fé tem seus altos e baixos e quem acaba de escolher se tornar um cristão evangélico enfrentará muitos problemas em sua casa, família, trabalho, escola e etc…
Com o apoio da igreja os primeiros passos que essa pessoa tomará na fé serão mais leves e fáceis de serem suportados.
4- Ajuda para entender a Palavra de Deus
A Bíblia não é um livro simples e de fácil compreensão. O novo crente pode ter muitas dificuldades em entender o que está nas Escrituras.
Com um ministério de apoio, o ensino bíblico ficará mais fácil e quanto mais a pessoa compreender, mais fácil será praticar a Palavra de Deus.
5- Permanecer na fé
Depois de aceitar a Cristo, o próximo passo é se firmar na fé, passar pelo batismo e então se tornar membro da igreja. Essas fases só serão possíveis se a igreja oferecer um ambiente capaz de acolher e agregar cada um dos novos convertidos.
Quais lições ensinar para um novo convertido
Se a sua igreja pretende criar um guia para novos crentes, vai precisar de algumas dicas de lições que serão ensinadas para todos os que aceitarem a Jesus.
Sabendo disso, separamos 20 lições que a sua igreja pode organizar e oferecer para os novos convertidos.
Confira:
O que é se converter?
O que acontece com quem aceita a Jesus?
Quem é Jesus?
O que é o batismo?
O que é salvação?
O que é santificação?
O que é ser um cristão?
Quais são as responsabilidades de um cristão?
Como vencer o pecado?
Por que a Bíblia é nossa regra de fé?
Como ler a Bíblia?
Quais são os principais pontos da fé cristã?
O que é oração?
Como posso orar?
O que eu preciso fazer para me tornar membro da igreja?
Quais são as doutrinas da igreja?
Como aumentar a fé?
Como convidar pessoas para a igreja?
Quais ministérios o novo convertido pode se envolver?
Quais os próximos passos dentro do ministério?
Essas perguntas poderão ser transformadas em lições, mas além de mantê-los em salas de aula, é ideal procurar formas de se aproximar de cada um deles.
Nessa fase, aconselhamentos pastorais são indispensáveis, pois o líder precisa conhecer a vida e as dificuldades que essa pessoa enfrenta para poder ajudá-la de forma integral.
Lembre-se de que além do auxílio espiritual, a igreja também atua com ajuda emocional e social, o novo convertido precisa saber que pode contar com sua nova família caso precise.
Como melhorar a comunicação com os novos membros?
Existem várias formas de trabalhar essas lições e manter os novos convertidos próximos dos obreiros e pastores.
Mas sem um sistema eficaz de comunicação, sua igreja pode deixar essas vidas passarem despercebidas, sem que recebam o tratamento adequado.
Nossa tecnologia pode te auxiliar a controlar os visitantes e criar grupos de estudos e discipulado de acordo com a fase na fé que cada pessoa estiver.
Com o sistema Eklesia é possível criar e administrar esses grupos, inclusive enviar materiais de estudo sobre as lições, enviar comunicados, marcar reuniões, marcar visitas em casa e muito mais.
O Eklesia é um sistema de gestão de igrejas que oferece uma série de ferramentas modernas e fáceis de serem utilizadas.
Com a nossa ferramenta ficará mais fácil ensinar os novos convertidos e acompanhá-los até que eles façam parte da igreja.
Entre em contato conosco e teste o sistema de gestão que oferecemos para as igrejas.