Pular para o conteúdo

40 temas para discipulado de jovens que você precisa conhecer

Separamos alguns Temas legais para trabalhar com os jovens na sua Igreja

Uma das maiores dificuldades de fazer discipulado de jovens é encontrar temas que chamem a atenção deste público, não é mesmo?Temas legais para trabalhar com jovens na sua Igreja

Talvez você esteja procurando assuntos que atraiam os novos convertidos da sua igreja e que, ao mesmo tempo, te ajude a ensinar lições bíblicas que eles possam usar no dia a dia.

Acontece que trabalhar com o ministério de jovens é desafiador, não apenas pelo público, mas por todas as mudanças que essas pessoas estão vivenciando na vida.

Como podemos atrair os jovens para mais perto da Palavra de Deus? Como tornar o discipulado uma experiência importante e que traga resultados na vida do novo convertido? 

São muitas dúvidas, mas temos algumas dicas interessantes que vão te ajudar a tomar decisões melhores e, assim, conduzir os trabalhos para um nível maior.

 
Três pontos principais para escolher temas para discipulado

Antes de começar a listar os assuntos que podem ser abordados, é preciso fazer a escolha estratégica analisando os seguintes elementos.

Primeiro, o tema tratado tem que ser tratado dentro das crenças centrais da igreja, sempre com fundamento bíblico.  Todo o conteúdo criado deve estar de acordo com a visão bíblica da sua igreja.

Em segundo lugar, o tema escolhido deve promover o relacionamento. Tanto o relacionamento do jovem com o Espírito Santo, quanto com a Bíblia e com os outros jovens e membros do ministério.

Por último, o tema de discipulado deve conter as convicções religiosas da denominação. Todo novo convertido precisa entender quais os pontos de crenças da igreja que ele escolheu para frequentar.

40 temas de discipulado de jovens

Considerando todos esses pontos que passamos acima, é hora de anotar 40 temas de discipulado para jovens que você pode ministrar em sua igreja. Confira:

Identidade

Pressão dos colegas

Sexualidade

Autoestima

Saúde mental

Estudos

Medos

Saúde física

Contra as Drogas

Contra o alcoolismo

Autovalorização

Superação

Finanças Pessoais

Ambição

Inveja

Perdão

Respeito aos pais

Bullying

Respeito aos professores

Como descobrir o chamado de Deus

Relacionamentos

Amizade

Namoro

Casamento

Redes Sociais

Fama na internet

Influencia digital

Pornografia

Auto perdão

Resolução de conflitos

Divórcio

Preconceito

Assédio

Guerra

Pobreza

Ajuda ao próximo

Trabalhos sociais

Questões ambientais

Evangelismo

Fofoca

Muitos desses temas podem ser abordados de diversas formas e podem render muitas outras lições.

O interessante é respeitar a faixa etária de cada grupo e assim criar uma linguagem própria para a idade, a fim de trazer lições que sejam fáceis de serem assimiladas.

Como melhorar o discipulado de jovens

Ter uma equipe para lidar com os jovens é essencial, afinal, juntos vamos mais longe, não é mesmo? Confira algumas dicas que vão melhorar ainda mais o seu discipulado com o grupo de jovens da sua Igreja:

1- Escolha pessoas preparadas

É preciso preparar homens e mulheres para que eles possam discipular os jovens na igreja.

Eleve o seu estilo e proteção com os nossos personalizados phone cases – Mantenha-se seguro e chique durante todo o dia com os nossos designs exclusivos!

Ainda que toda autoridade venha de Deus, preparar quem acompanhará os novos convertidos é a melhor forma de garantir que todos recebam as mesmas instruções.

2- Evite Ficar somente nas quatro paredes das igreja

Jesus desceu do céu para mergulhar completamente no mundo cheio de pecado e rejeitador de Deus que trouxemos para nós mesmos.

Ele fez e cresceu seus discípulos pregando em barcos, ressuscitando pessoas e conversando com aqueles que eram mal vistos pela sociedade.

Jesus foi criativo no discipulado ao sair do lugar que lhe era comum para alcançar quem estava fora.

3- Prepare os jovens para o batismo

Jovens batizados devem ser o primeiro objetivo no discipulado de jovens.

Se tornar-se um discípulo de Jesus significa morrer para sua antiga vida e andar em novidade de vida com Cristo como Jesus ensinou. Sendo assim, o batismo faz parte do discipulado.

4- Dê bons exemplos

Os jovens precisam enxergar nos líderes seguidores fiéis de Cristo e da Palavra de Deus.

Novos convertidos, eles aprenderão não apenas com palavras, mas principalmente com os exemplos dados no dia a dia.

5- Não esteja sozinho no discipulado

Tenha um time de pessoas te ajudando a liderar discipulados para jovens.
Manter contato com outros discipuladores é essencial para te ajudar a enfrentar as batalhas deste ministério.

6- Conte com apoio da tecnologia

Hoje é possível fazer a gestão de grupos de discipulados através de aplicativos e sistemas desenvolvidos exclusivamente para ajudar as igrejas nessa etapa tão importante que é cuidar dos novos convertidos.
Com o Eklesia você vai encontrar uma ferramenta moderna e fácil de utilizar para conversar com os seus discipulados, enviar materiais, acompanhá-los, fazer comunicados e muito mais.
E-mails, SMS e notificações através do aplicativo permitirão que essas pessoas se sintam acolhidas e aprendam quais os próximos passos poderão tomar nesta jornada de fé.
Utilize a tecnologia para ajudar quem acabou de tomar a melhor decisão da vida, conduzi-los ao caminho do Senhor e tendo apoio dos obreiros da igreja para guiá-los nessa nova fase.
 Quer saber mais?
Chame o Eklesia no WhatsApp aqui
👇