5 formas de cuidar da membresia da sua igreja!
É a membresia quem fortalece a igreja e os líderes precisam reforçar os cuidados com essas pessoas para que elas se sintam acolhidas e pertencentes à uma família.
Uma igreja que cuida dos seus membros é mais forte e consegue crescer. Criar laços com quem visita a congregação e com quem decidiu fazer parte dela é muito importante sendo assim, entender essa questão é o segredo dos ministérios que expandem de forma saudável.
Ao mesmo tempo que gerir pessoas é a principal tarefa entre as várias atividades de um líder religioso, também é uma das atividades que mais exige esforço e dedicação.
Por isso, é cada vez mais necessário buscar formas para estreitar essa relação entre pastores e membros, a fim de manter uma comunidade unida e bem estruturada.
Para te ajudar a encontrar maneiras de resolver os problemas que surgem na igreja, buscamos cinco formas de cuidar da membresia com sistemas fáceis de serem implantados e mantidos.
Também vamos te mostrar a importância de investir nesse relacionamento e como a tecnologia pode te ajudar a resolver todas essas questões.
Líderes precisam se aproximar da membresia
Talvez a sua igreja esteja enfrentando problemas em fazer a gestão dos membros, não conseguindo dar conta de receber novas pessoas e ainda cuidar e acompanhar quem já faz parte do ministério há algum tempo.
Os líderes precisam prestar atenção nos dois grupos: os visitantes e a membresia.
Para o primeiro grupo, é importante tomar medidas para que, quem pisa na sua igreja pela primeira vez, sem sinta bem-recebido.
Mas além de ser identificado no culto, o visitante deve ser inserido ao ministério, recebendo conselhos, visitas, orações e acompanhamento da liderança.
Sua permanência no corpo também dependerá da forma como ele é integrado à comunidade, por isso, os pastores precisam fortalecer o sentimento de família, que é como uma igreja deve ser.
No segundo grupo, o contato com a liderança é ainda mais idealizado, o membro sabe que faz parte daquele grupo e quer ser integrado aos ministérios ou receber apoio dos irmãos e do dirigente nos momentos difíceis.
Mantendo uma comunicação com a membresia, você consegue conhecê-la e juntá-las aos demais serviços que são oferecidos pela congregação.
Outro grande motivo para estreitar esse laço é impedir que, com o passar das semanas, o membro perca o interesse de fazer parte da comunidade e se desligue da igreja.
Conheça 5 formas de se aproximar da sua membresia
Cuidar dos membros da igreja é um dos maiores desafios do pastor, até por ser esta sua principal função.
Boa parte do tempo é investido em conhecer e acompanhar quem chega na igreja, além disso, também é preciso acompanhar quem já faz parte do ministério há muitos anos, que são pessoas que também precisam de atenção.
Outro desafio comum entre os líderes são as falhas de comunicação, para manter toda a membresia participativa nas reuniões da igreja, trabalhando nos ministérios e servindo uns aos outros.
Talvez a sua igreja esteja passando por grandes problemas porque a liderança não consegue administrar esses dois grupos e todas as demandas que eles trazem, uma dificuldade que pode impedir que a igreja cresça.
Foi pensando nesses desafios que encontramos cinco formas de se manter próximo da membresia, são dicas importantes que todo líder de ministério precisa saber.
Mantenha contato com os visitantes
Os visitantes são especiais e devem se sentir assim. O primeiro contato que ele terá com a liderança da igreja será decisivo para que ele sinta o desejo de voltar ou não.
Investir nessa relação é extremamente importante para que o visitante se torne um membro e seja inserido na igreja.
Faça visitas
É importante acompanhar de perto os membros, principalmente aqueles que fazem questão de receber uma visita para oração ou aconselhamento.
Estar disponível para atender essas pessoas faz parte da atividade pastoral e muitas vezes, diante de tantas outras tarefas, se torna complicado administrar essas visitas.
Mantenha a comunicação com a membresia
Os boletins são importantes e muitas igrejas ainda mantêm essa forma de comunicação para transmissão de avisos de reuniões de grupos, cultos, festividades e outros.
Mas hoje é possível usar a tecnologia para se manter conectado com a membresia e assim emitir avisos, fazer convites e muito mais.
Crie grupos menores
Os grupos, também chamados de células, são importantes para estreitar os laços entre os membros da igreja, aumentando a vivência em comunidade.
Crie ministérios de discipulados
O discipulado é importante para ajudar os membros a crescerem espiritualmente, aprendendo mais sobre a Bíblia, sobre o cristianismo e também sobre o próprio ministério.
Como o Eklesia pode te ajudar
A tecnologia vai te ajudar com essas dificuldades, oferecendo um sistema capaz de agilizar essa relação entre os líderes do ministério e a comunidade.
O crescimento e o fortalecimento da igreja são importante e, para que isso aconteça, é preciso investir em comunicação.
Pensando nisso, o Eklesia apresenta um sistema de gestão de membresia completo, com várias ferramentas que farão a diferença no dia a dia da sua igreja.
Algumas delas:
- Cadastro de visitantes
- Integração da membresia
- Controle de pequenos grupos
- Discipulados
- Boletins eletrônicos
- Disparo de mensagens
- Solicitação de oração e visita
- Agenda de contatos
- Agenda de eventos e cultos
Se o seu problema atual é fazer a administração das pessoas que visitam a igreja e controlar os membros que já acompanham o ministério, é hora de conhecer o Eklesia.
Toda a comunicação é feita através do aplicativo, onde membros e a liderança terão acesso.
De forma prática e simples, é possível integrar toda a comunidade reduzindo os problemas de comunicação que podem afetar essa relação entre o pastor, líderes de ministérios e os membros.
Através do app, é possível aproximar as pessoas, enviar mensagens, divulgar eventos, marcar visitas e muito mais.
Se a sua igreja nunca testou um app de gestão para ministérios, você pode solicitar uma demonstração para conhecer as funcionalidades que o Eklesia pode oferecer.
E além de poder administrar a membresia, você consegue gerir também o financeiro da igreja e os pequenos grupos. Pelo app também é possível transmitir cultos ao vivo, compartilhar áudios, receber contribuições online e muito mais.
Solicite a sua demonstração neste link.