Pular para o conteúdo

5 lições sobre o Natal para o ministério infantil + Atividade para download

Procura lições sobre o Natal para aplicar no ministério infantil da sua igreja? Então confira essa publicação que preparamos e acesse no final o material exclusivo do Eklesia para crianças de todas as idades.

O Natal é uma ótima oportunidade para ensinar qual foi o maior presente dado aos homens por Deus: Seu filho unigênito que nasceu para completar o plano de redenção.

Trabalhar este tema com crianças é especial e, ao mesmo tempo, cuidado por todas adoram este tempo de festas por conta da expectativas de ganhar presentes do Papai Noel.

Assim, o ministério infantil precisa se preparar para para ensinar às crianças o verdadeiro motivo da época… Jesus.

Lembre-se de que muitas famílias podem ter suas próprias tradições de Natal, levando os filhos a acreditarem no bom velhinho que mora no Polo Norte e traz presentes para as crianças que se comportam.

A igreja não deve dizer que o Papai Noel não existe em respeito a essas tradições, nosso papel é mudar o foco e falar apenas do nascimento de Jesus, deixando de lado também as questões teológicas sobre o dia exato em que o Messias nasceu. 

 

Qual é o verdadeiro sentido do Natal?🤷🏼

 
Decorações natalinas, árvores decoradas, Papai Noel para todos os lados, luzes e até mesmo neve decorando casas e lojas desse país tropical! Sim, trata-se de uma celebração importada que conquistou não só o Brasil, mas todo o mundo.
 
Mas você que quer aprender lições sobre o Natal para o ministério infantil sabe que para nós, cristãos, não são os presentes que importam, mas sim anunciar ao mundo que Jesus nasceu!
 
Para nós, o Natal é sobre o nascimento do Filho de Deus. É sobre como Ele veio nos dar amor, salvação, esperança e alegria.
 
Enquanto tudo no mundo está um verdadeiro caos, com muitos desafios, lutas e problemas de todas as ordens – e as crianças percebem esses momentos de tensões – a mensagem do Evangelho não muda e vem para trazer ânimo.
 
Quando há tantas más notícias e devastação no mundo, saber que temos um Salvador é uma boa notícia que vale a pena comemorar!
 
 
 

Como falar sobre o nascimento de Jesus para crianças?🧡💫👶🏼

 
Preparamos lições sobre o Natal para o ministério infantil focadas nos dois primeiros capítulos do livro de Mateus. Já abra sua Bíblia para poder acompanhar nossa publicação e entender o que vamos ensinar.
 
Numa demonstração da importância das mulheres, o anjo Gabriel apareceu pela primeira vez a uma jovem chamada Maria. Ele disse a ela que ela foi escolhida para ser a mãe de Jesus – isto é, ela daria à luz o Filho de Deus. (Mateus 1:18)
 
José, noivo de Maria, também recebeu a visita do anjo para confirmar que ela seria mãe do Messias prometido. Mesmo com todos os desafios e situações difíceis que teria enfrentado a partir daquele momento, Maria manteve as promessas de Deus.
 
Quando chegou a hora de Maria dar à luz Jesus, ela teve que viajar a Belém para fazer um censo. O censo significou que a cidade estava muito movimentada e não havia quartos disponíveis para Maria e José. Então, ela deu à luz no que provavelmente era um estábulo ou celeiro, e deitou Jesus numa manjedoura.
 
Há muitas lições sobre o Natal que podemos usar nessa primeira parte da história de Jesus, certo? Anote os versículos que mais falarem com você para te ajudar a preparar a aula.
 
Depois que Jesus nasceu, três reis magos guiados por uma estrela chegaram até onde estava o Salvador. Eles levaram consigo alguns presentes: ouro, incenso e mirra. Que tal fazer atividades sobre presentes usando esta parte da história?
 
 

O que as lições sobre o Natal precisam ensinar?

Jesus veio ao mundo para experimentar a vida como humano. Viver entre as pessoas e compreender suas lutas. Humanizar o Deus que se fez homem é a melhor forma de aproximar as crianças da mensagem.

Por isso, nossas atividades de Natal para ministério infantil vão enfatizar Jesus em carne e osso nascendo de uma mulher como todos nós. 

Seu nascimento e vida são uma mensagem de boas notícias para nós porque significa que nunca estamos sozinhos. Não importa quão difícil ou desesperadora possa parecer a nossa situação, Deus está ao nosso lado. 

Ensine aos pequenos que não precisamos enfrentar nossos desafios e lutas sozinhos. Ele os entende. Ele os acompanha ao nosso lado. É esta mensagem que nos dá conforto e muita alegria para celebrar o Natal.

Toda a história contada deve ser de boas novas! Porque o nascimento de Jesus  é uma mensagem muito encorajadora. Saber que fomos dignos da misercórdia de Deus a ponto Dele enviar seu filho para nos salvar deve nos gerar alegria e esperança.

Então, queridos tios do ministério infantil, as lições sobre o Natal com o verdadeiro significado desta data vão falar sobre um menino que nasceu com um propósito e que por Ele passamos a ser filhos de Deus.

Encoraje as famílias da igreja a também falarem sobre isso em seus lares, pois celebrar o nascimento de Jesus Cristo é mais do que um feriado ou festival cristão. É mais do que uma ocasião para decorar as nossas casas.

É uma oportunidade para fazer uma pausa e agradecer pelo amor, esperança e alegria encontrados em Jesus – nosso Salvador e amigo. Ao trocarmos presentes com entes queridos, é em memória do presente que Deus nos deu em Jesus. A dádiva de que somos amados, nunca estamos sozinhos e podemos ter esperança no futuro.

Bom, agora clique aqui para baixar as lições de Natal para o ministério infantil! 🧡💫