Há tendências tecnológicas para igrejas que estão sendo implementadas no exterior e que também já estão disponíveis para igrejas brasileiras. Essas tecnologias visam promover facilidades para que a Igreja cumpra o seu papel social e religioso, seguindo a Grande Comissão.
Com o mundo cada vez mais tecnológico, os avanços digitais passaram a mudar a forma como as pessoas se relacionam entre si. Tanto as conversas através das redes sociais, como também o consumo e o envolvimento com suas comunidades de fé.
Depois da Covid-19, quando as igrejas em diversos países foram fechadas para impedir o contágio da doença, a tecnologia passou a ser a única forma possível de reunir os fiéis para um culto semanal.
Desde então, a transmissão ao vivo de cultos passou a ser uma realidade até mesmo para denominações que com usos e costumes contrários às redes sociais. Assim, as lideranças tiveram que migrar para o digital e ensinar seus membros a usarem também as novas ferramentas disponíveis.
A transmissão ao vivo de culto não é a única forma de digitalizar seu ministério, há outras formas de aproveitar as tendências tecnológicas para igrejas e investir em sistemas que vão facilitar todo o processo de gestão.
Para te ajudar a melhorar a gestão do seu ministério, conseguimos listar algumas tendências tecnológicas para igrejas que devem ser implementadas agora, para facilitar tanto o trabalho administrativo, como para expandir as ações e alcançar mais pessoas.
1- TRANSMISSÃO AO VIVO DE CULTO
O uso da transmissão ao vivo aumentou a audiência das igrejas menores, que agora veem centenas e até milhares de pessoas sintonizadas para assistir ao seu culto online. Antes usado só por grandes ministérios, hoje a transmissão ao vivo por YouTube, Instagram ou Facebook já é uma realidade para igrejas pequenas de áreas remotas.
Quer as igrejas queiram ou não, a sobrevivência exige o emprego de serviços de streaming. Através da internet é possível alcançar pessoas que não se identificam com outros ministérios, mas que podem gostar e acompanhar o seu.
Isso acontece porque a tecnologia deve ser usada para expressar a sua mensagem de novas formas e assim ser encontrada por novos públicos.
2- TRABALHO COM PEQUENOS GRUPOS
Outra tendência criada pela pandemia foi trabalhar com pequenos grupos. Cultos domésticos, células ou grupos de desenvolvimento de novas igrejas se tornaram essenciais para manter a comunhão entre os irmãos.
Através da tecnologia para igrejas é possível gerenciar todos os pequenos grupos que seu ministério tiver e ainda ir além: acompanhar a frequência dos membros, distribuir materiais de estudo, devocionais, mandar mensagens personalizadas e muito mais.
O sistema Eklesia, focado em gestão de igrejas, tem ainda outra opção interessante: permite que a igreja crie mapas indicando os endereços e o dia e local das reuniões das células.
Imagina só que interessante um visitante que assistiu ao culto online poderá descobrir se tem uma célula perto da casa dele. Com certeza, essa funcionalidade irá aproximar as pessoas da igreja.
3- ASSEMBLEIA ONLINE
Denominações que possuem assembleias onde os membros podem participar das decisões também precisam encontrar tendências tecnológicas para igrejas que possam facilitar o processo e, ao mesmo tempo, que garanta toda a seriedade, eficiência e segurança que as votações por papéis.
Tradicionalmente, a igreja lança um edital com as informações do que será votado e então divulga isso para os membros, já com a data da votação.
No dia marcado, os membros precisam registrar presença e então participar da votação. No final do dia, a gestão da igreja irá computar os votos e anunciar o que foi decidido.
Há muitos assuntos que são decididos através de assembleias de membros, desde a escolha de diáconos e presbíteros, até outros assuntos administrativos de uma denominação.
Ao investir em tecnologia como o sistema Eklesia, é possível utilizar uma ferramenta própria para assembleias, desde a digitalização do rol de membros, até a definição de quórum. Pelo sistema também é possível enviar o edital, definir o assunto e então abrir a votação ou registro da deliberação.
Tudo isso de forma digital, segura e auditável, para que não haja dúvidas da lisura do processo. Sua igreja já tinha pensado em fazer um investimento nesse setor? Está na hora de repensar a forma como se toma decisões no seu ministério e contar com as tendências tecnológicas para igrejas para facilitar o dia a dia da administração eclesiástica.
4- Aplicativo para igreja
Ter um aplicativo exclusivo está se tornando uma das maiores tendências tecnológicas para igrejas em todo o mundo. Um aplicativo customizado oferece uma plataforma para interação em tempo real entre a igreja, seus líderes e membros.
Através de notificações push, os membros podem ser informados instantaneamente sobre eventos, reuniões e atualizações importantes. Isso não só melhora a eficiência da comunicação, mas também garante que ninguém fique desinformado sobre as atividades da igreja.
Além disso, as inscrições para eventos podem ser gerenciadas diretamente pelo aplicativo, simplificando processos e aumentando a participação. Da mesma forma, a plataforma online acessível via smartphone permite que todos os membros participem, independentemente de sua localização.
A igreja que oferece um aplicativo exclusivo para seus membros consegue envolvê-los e torná-los parte da comunidade até mesmo quando estão distantes, podendo até mesmo acompanhar o culto ao vivo sem precisar de outro aplicativo.
E com o sistema Eklesia é possível aproveitar o aplicativo para enviar desde mensagens de fé e vídeos, até espaços para oração, agendar visitas nos lares e muito mais. O aplicativo se torna um hub central de conexão, e se adapta às necessidades modernas das igrejas.
5- Ministério Infantil mais seguro
É muita responsabilidade oferecer um espaço para que as crianças aprendam a Palavra de Deus através de aulas exclusivas, que respeitam a idade e o grau de desenvolvimento de cada fase da infância.
As igrejas sabem que é necessário ter um ministério infantil, o que elas não sabem é que entre as tendências tecnológicas para igrejas temos sistemas de segurança que oferecem o check-in e check-out para cada um dos pequenos.
Com este sistema, os pais estarão seguros de que seus filhos só sairão das salas quando eles forem buscá-los. Mas não é só isso, os voluntários do ministério infantil também terão a segurança de entregar as crianças apenas para os seus responsáveis.
O sistema Eklesia vai além, tem uma área exclusiva de gestão de ministério infantil, o que outras ferramentas para igrejas não oferecem. Através do aplicativo, é possível fazer a identificação das crianças, enviar avisos, alertas, comunicação e históricos.
Tendências tecnológicas para igrejas econômicas
Esses e muitos outros sistemas inteligentes podem ser utilizados pela sua igreja através de um valor baixo, um investimento que fará muita diferença no dia a dia da denominação.
Quando falamos em tendências tecnológicas para igrejas, muitos líderes acreditam que precisam investir um valor alto que irá impactar as finanças do ministério, mas isto não é verdade.
O Eklesia tem planos a partir de R$ 49,90 por mês e ainda permite uma apresentação gratuita para que a igreja consiga entender todos os benefícios que terá investindo em um sistema próprio de gestão. Fale agora mesmo com a nossa equipe e saiba mais!