Pular para o conteúdo

Financeiro

Financeiro – Sistema de gestão facilita o controle financeiro das igrejas

Você administra o setor financeiro de uma igreja? Se sim, nós queremos saber quanto tempo você tem gastado para gerenciar as entradas e saídas?

Sabemos que este trabalho tem desafios únicos e que é tão difícil quanto fazer a gestão das pessoas que frequentam o templo.

Também sabemos que hoje existem muitas alternativas para facilitar o seu trabalho e tornar o processo automático, simples e fácil de passar por conferências e auditorias.

Há muitos departamentos importantes dentro de uma igreja que merecem atenção, entre eles a contabilidade que, quando feita corretamente, se torna a responsável por fazer o ministério crescer e alcançar cada vez mais pessoas.

Para isso, porém, é necessário adotar uma série de medidas para acompanhar os recursos recebidos e as despesas, mantendo toda a questão contábil disponível também para prestação de contas internas e externas.

Essa etapa é tão importante porque mostra aos membros que a liderança tem compromisso com a boa destinação das doações, acabando com dúvidas e ainda mostrando em quais projetos a igreja tem investido.

Se você procura uma forma de melhorar este processo de manter a gestão financeira do templo em ordem, confira nossa sugestão a seguir.

Principais problemas de gestão de finanças ministeriais

Conforme a igreja vai crescendo, também vemos aumentar as dificuldades de controlar a entrada e saída dos valores.

As instituições religiosas são mantidas através de doações, tanto o dízimo quanto ofertas especiais complementam o orçamento mensal de uma igreja.

Mas o processo que pode parecer simples, tende a se complicar diante de necessidades que são comuns em várias denominações.

Uma delas são os relatórios que são elaborados para mostrar as informações financeiras da igreja. Quer sejam semanais, mensais, trimestrais ou anuais, esses documentos são trabalhosos e exigem muita atenção para evitar erros.

O esforço manual para separar os dados, organizá-los, montar planilhas, analisá-las e criar o balanço é hoje um dos principais desafios de quem atua na gestão financeira de uma igreja.

Você que faz isso sem ajuda de um sistema de gestão financeiro sabe melhor do que ninguém que não é fácil apresentar o relatório sem erros e com todas as projeções disponíveis.

Também podemos citar outro desafio bastante comum além da elaboração de relatórios que é encontrar esses dados, principalmente em templos com uma tesouraria sem liderança e que não tem um sistema certo para fazer anotações.

Encontrar o responsável por esses dados, encontrar as contas da igreja, os cadernos com fluxos, entre outros documentos pode dar uma grande dor de cabeça.

Principalmente quando chega a hora de apresentar os dados para os membros e então prestar conta de quais projetos estão sendo apoiados com os valores arrecadados.

Não podemos esquecer de um terceiro problema que é a gestão de todos esses dados. Sua igreja ainda gasta com papéis e cadernos para essas anotações ou já começou a digitalizar a contabilidade e mantém esses dados salvos em um sistema ou planilhas?

É muito importante pensar nessas questões e começar a procurar alternativas eficazes para tornar todas essas etapas mais simples e precisas.

Como melhorar o controle financeiro de uma igreja

Todas essas dificuldades que listamos podem ser solucionadas com um sistema online para igrejas que possui a opção de gestão financeira.

Desde o controle de entrada e saída, até a criação de relatórios ficará muito mais simples através desta ferramenta rápida que funciona online utilizando dados precisos.

Se você já está cansado de passar horas elaborando um relatório ou de sempre reclamar que o responsável por um templo não atualizou os dados e não tem como analisar os resultados mensais, a melhor alternativa é adotar uma solução tecnológica que irá resolver essas e muitas outras questões que atrasam o seu relatório.

Hoje encontramos softwares que auxiliam nos processos de planejamento, execução, controle e avaliação dos recursos financeiros de igrejas, quer sejam grandes ou pequenas, sede ou filiais.

Isso é possível graças aos avanços tecnológicos que permitem o desempenho desses processos, o que é excelente para quem faz a gestão financeira de igrejas.

Uma boa ferramenta permite a integração de dados de diferentes setores da igreja, evitando retrabalho e possíveis divergências de dados.

Além disso, o sistema de gerenciador financeiro irá organizar as informações para que o contador possa analisar como anda as finanças da igreja com muito mais eficiência.

Por que as igrejas precisam de um software de gestão financeira?

Quem já está familiarizado com o trabalho de finanças de igrejas sabe que o procedimento é importante e deve ser levado a sério.

Por isso, toda doação recebida precisa ser registrada, assim como as saídas. Até porque as igrejas possuem obrigações legais, tributárias, fiscais e trabalhistas que precisam ser documentadas.

Sendo assim, podemos listar algumas razões pelas quais se torna muito importante que se faça esse investimento em uma ferramenta de gestão financeira.

Elas são:

  • Mostrar a transparência na administração dos recursos;
  • Criar relatórios precisos;
  • Apresentar a prestação de contas para a mesa diretora e membros;
  • Manter as questões contábeis em dia;
  • Registrar a entrada e saída de valores.

 

Talvez seja a hora de repensar a forma como a questão financeira está sendo tratada e começar a investir em uma ferramenta capaz de mostrar a confiabilidade da instituição.

O Eklesia é hoje a melhor alternativa disponível no país para quem precisa de ajuda para cuidar da saúde financeira da igreja.

Com o nosso sistema, você será capaz de agilizar a contabilidade da sua igreja de forma simples, rápida, segura e eficaz.

Este é um dentre vários serviços que o Eklesia oferece para igrejas que estão procurando formas de modernizar sua gestão.

Nosso software permite outras ações inteligentes como a gestão de membros, gestão de visitantes, gestão de comunicação, entre outros.