Pular para o conteúdo

Como falar da Páscoa no Ministério Infantil?

Um dos melhores momentos do ano está chegando e é hora de aprender como falar da Páscoa no ministério infantil. Enquanto todos falam de chocolates, coelhos e ovos, precisamos falar do que realmente importa: um inocente foi morto em nosso lugar e este é o verdadeiro significado da Páscoa!

A Páscoa é uma data especial para os cristãos, o mais importante dentre os feriados, pois representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ensinar às crianças o verdadeiro significado da Páscoa é uma responsabilidade importante, especialmente no contexto do ministério infantil, onde a compreensão desses eventos pode moldar a fé dos pequenos desde cedo.

A Páscoa no ministério infantil deve focar-se em transmitir o significado bíblico da Páscoa. Como cristãos, acreditamos que a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus, que veio para salvar a humanidade e reconectá-la com Deus. Ensinar esse significado é fundamental para que as crianças entendam o amor de Deus e a importância de Jesus em suas vidas.

Para te ajudar neste propósito, criamos este blogpost que vai te ajudar a falar do assunto com crianças e ainda daremos uma lista de oito atividades que você pode fazer com os pequenos.

Como explicar a Páscoa evangélica?

A Páscoa evangélica deve ser explicada de forma simples e bíblica. É importante destacar que Jesus morreu na cruz para pagar pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, mostrando seu poder sobre a morte. Esses eventos são a base da nossa fé e mostram o amor incondicional de Deus por nós.

Somos cristãos porque acreditamos que Jesus Cristo é o filho de Deus e que se tornou homem para morrer em nosso lugar. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, condenado à morte sem ter cometido crime, açoitado, humilhado publicamente, morto e enterrado. Mas, ao terceiro dia, o túmulo estava vazio, ele ressuscitou e apareceu aos seus discípulos.

Algumas passagens bíblicas podem te ajudar a preparar a aula de Páscoa no Ministério Infantil: Mateus 28, Lucas 23:33-43 e João 15:13. 

Mateus 28: A Ressurreição de Jesus

Contexto – Jesus foi crucificado e morto, mas depois de três dias, ele ressuscitou dos mortos.
Ensinamento – A ressurreição de Jesus mostra o poder de Deus sobre a morte. Jesus venceu a morte para nos dar vida eterna.
Mensagem para as crianças – Assim como Jesus ressuscitou, nós também podemos ter esperança na vida eterna com Ele.
 

Lucas 23:33-43: A Crucificação de Jesus

Contexto –  Jesus foi crucificado entre dois criminosos. Um dos criminosos zombou de Jesus, mas o outro pediu para ser lembrado por Ele no Reino de Deus.
Ensinamento – Mesmo na cruz, Jesus mostrou amor e perdão. Jesus prometeu ao criminoso arrependido que ele estaria com Ele no Paraíso.
Mensagem para as crianças – Jesus nos ama tanto que mesmo quando Ele estava sofrendo, Ele pensou em perdoar e salvar o criminoso arrependido. Ele também nos ama e quer que estejamos com Ele no céu.
 

João 15:13: O Amor de Jesus

Contexto – Jesus disse aos seus discípulos que não há amor maior do que dar a vida por seus amigos.
Ensinamento – Jesus deu a Sua vida por nós na cruz porque nos ama profundamente. Ele sacrificou Sua vida para nos salvar do pecado e da morte eterna.
Mensagem para as crianças – Jesus nos ama tanto que deu Sua vida por nós. Ele é nosso amigo e Salvador.
 

Assuntos ligados à Páscoa no Ministério Infantil 

Após escolher uma passagem bíblica, ensine sobre a Páscoa no Ministério Infantil com algumas lições inspiradas na história do nosso Salvador:
 
Simplicidade – Use palavras e exemplos simples para que as crianças possam entender.
Amor de Jesus – Destaque o amor de Jesus por cada um deles, mostrando que Ele deu Sua vida para salvá-los.
Esperança – Ensine que, por causa da ressurreição de Jesus, eles podem ter esperança em um futuro com Ele no céu.
 
Ensinar sobre a Páscoa no Ministério Infantil é uma oportunidade maravilhosa de compartilhar o amor e a esperança que temos em Jesus Cristo. Que essas lições possam tocar os corações das crianças e fortalecer a fé delas em Cristo.

8 ideias de atividades de Páscoa para fazer com as crianças

As atividades de Páscoa no Ministério Infantil têm como objetivo fazer com que as crianças aprendam mais e se envolvam com o tema da aula.
Não é simples pensar em trabalhos manuais que possam contribuir com o processo de aprendizado quando pensamos em aulas dentro da igreja, mas conseguimos encontrar opções interessantes que farão sentido dentro do tema de Páscoa.
 

Criação de cenários

Utilize pratos de papel cortados ao meio e decorados para representar cenas da Páscoa, como a cruz e o túmulo vazio. Isso ajuda as crianças a visualizarem a história de forma criativa e econômica.
 

Faixa “Ele Ressuscitou”

Crie uma faixa com essa mensagem para destacar a ressurreição de Jesus. As crianças podem decorar a faixa e pendurá-la em suas casas.
 

Mini jardins de Páscoa: 

Essa ideia é para igrejas com espaço em área aberta. Use vasos pequenos, terra e sementes de grama para criar mini jardins que simbolizem a vida nova em Cristo. As crianças podem cuidar dos jardins e observar o crescimento da grama.
 

Cruz de papel

Escolha cartolinas ou papel com uma gramatura maior para recordar cruzes. Faça também uma montanha, representando a colina de Gólgota, ou Calvário, que foi o local onde Jesus foi crucificado. Depois, dê materiais para que as crianças pintem e façam colagens pelo desenho. Exemplo aqui!
 

Páginas para colorir

Disponibilize folhas para colorir com imagens da Páscoa e versículos bíblicos relacionados. Isso ajuda as crianças a memorizarem a história e os ensinamentos da Páscoa.
Pode parecer uma atividade simples, mas ela funciona e pode ser especial para a criança.
 

Cartões de Páscoa

Incentive as crianças a criar cartões com mensagens de Páscoa para amigos e familiares. Isso ajuda a compartilhar o amor de Cristo com as outras pessoas, até mesmo aquelas que não compartilham da mesma fé. A criança pode desenhar, escrever um versículo, escrever uma mensagem personalizada e até mesmo contar sobre a ressurreição, usando suas próprias palavras.
 

Ovos de Páscoa com versículos

O ensinamento secular envolve coelhos que botam ovos de chocolate. Mesmo não tendo nenhuma relação com o verdadeiro significado da Páscoa cristã, podemos aproveitar este símbolo.
 
Nossa ideia de atividade de Páscoa no Ministério Infantil é recortar cartolina em formatos de ovos de Páscoa. Corte esses ovos ao meio em zigue-zague. Agora use uma folha de sulfite e escreva um versículo bíblico nela. Cole atrás deste ovo de páscoa e, quando a criança puxar as duas partes do ovo, encontrará uma mensagem. Veja aqui.
 

Desenho com cruz intacta

Pegue uma folha de sulfite ou cartolina cortada em tamanho A4 e faça uma cruz com uma fita adesiva.
 
Incentive o aluno a fazer um desenho em toda a folha, livremente, usando canetas, lápis ou até mesmo tinta. A fita adesiva vai proteger a área da cruz e, no final da aula, é só remover a fita adesiva que a parte toda estará intocável.Veja o exemplo!
 
 
 Ensinar sobre a Páscoa no ministério infantil é uma oportunidade única de transmitir os ensinamentos bíblicos de forma criativa e significativa. Ao colocar o verdadeiro significado da Páscoa em primeiro lugar, ajudamos as crianças a entenderem o amor de Deus e a importância de Jesus em suas vidas. Que este tempo de Páscoa seja uma oportunidade para semear essas verdades nos corações das crianças, fortalecendo-as em sua jornada de fé.
 
 Fontes: LifeWay MinistrysPark