Pular para o conteúdo

O que fazer com as crianças no ministério infantil?

O ministério infantil tem duas funções significativas nas igrejas: falar do Evangelho para os pequenos e permitir que os pais prestem atenção na mensagem do culto.

 

Mais do que uma sala de crianças, a liderança e os voluntários precisam entender que fazem parte de uma missão maior, que é aproximar os pequenos de Jesus.

Para isso, é preciso investir em treinamento, materiais e desenvolver a criatividade para que a mensagem bíblica possa ser ensinada com uma linguagem de fácil entendimento.

Montar uma equipe com voluntários para o ministério infantil que saibam desenvolver trabalhos com as crianças não é uma tarefa fácil, por isso, procure formas diferentes de como trabalhar com este público.

A seguir, você vai encontrar dicas importantes para desenvolver um ministério com crianças que seja forte, organizado e que traga frutos.

Separe as crianças por faixa etária

 

A melhor forma de pensar em atividades é dividir as crianças por faixa etária. 

Por exemplo, as atividades para o grupo da Primeira Infância (1 a 4 anos) são muito simples e sensoriais, como brincadeiras na água, movimentos motores grossos ou massinha.

Já as crianças em fase pré-escolar (dos 4 aos 6) gostam de colorir, quebra-cabeças, entre outras atividades com aprendizado mais prático.

Para maiores de 6 anos, é essencial procurar atividades mais  ativas envolvendo habilidades motoras grossas, incluindo atividades competitivas em equipe.

As igrejas que trabalham com o sistema Eklesia conseguem criar a sala de acordo com a faixa etária e assim manter a organização das crianças, enviando-as para as salas e monitorando a entrada e a saída de cada uma delas. 

Tenha materiais próprios

Exemplares da Bíblia infantil, livros com lições e desenhos para serem aplicados nas aulas são algumas das ferramentas que todo o ministério infantil deve ter.
 
Materiais como lápis, lápis de cor, entre outros também são importantes para que as crianças possam fazer atividades dentro da sala de aula, aplicando o que foi ensinado.
O líder do ministério infantil precisa criar um cronograma de aulas, assim todas as salas terão uma sequência de lições a serem desenvolvidas durante o ano.
 
Com este cronograma pronto, será possível criar as aulas e escolher os materiais que todos os voluntários utilizarão em suas respectivas salas e turmas.
 

Inove nas brincadeiras

Além de colorir personagens bíblicos, há muitas outras atividades e brincadeiras que a equipe do ministério infantil pode fazer na sala com os pequenos.

Desenvolva também atividades lúdicas como quebra-cabeças, dobraduras, jogos de palavras, faça brincadeiras infantis adaptadas como “o mestre mandou”, mímicas, desafios bíblicos, desafios de músicas cristãs, entre tantas outras que possam atrair a atenção e ensinar ao mesmo tempo.

Use recursos extras

Vídeos, áudios e até mesmo jogos para computador, tablet ou celular podem ajudar a transmitir alguma lição ou a fazer atividades com as crianças.

A adição de conteúdo multimídia ajuda a dar vida à passagem de escritura daquela semana, mantendo as crianças engajadas e interessadas.

Pode ser que esses elementos não sejam utilizados em todas as aulas, mas vale a pena estipular uma lição específica para usar elementos tecnológicos com as crianças.

 

Tenha um sistema de segurança 

Como é feito o registro das crianças que são levadas até a sala? Etiquetas? Números? É hora de mudar a forma como as crianças e seus responsáveis são cadastrados e recebidos no ministério infantil.

Hoje o sistema Eklesia, que oferece uma série de serviços de gestão para igrejas, tem o que há de mais moderno e seguro para as salas de crianças.

O sistema permite que o voluntário cadastre os dados da criança e seus responsáveis. Assim, toda vez que a criança chegar para a sala ela fará o check-in e o responsável poderá acompanhar pelo aplicativo em seu celular.

Na hora que o responsável for buscar a criança, o voluntário registrará o check-out, garantindo que apenas os adultos cadastrados possam retirar a criança da sala. Garantindo a segurança dos pequenos. 

Mantenha os pais cientes do que será ensinado

Com o sistema Eklesia de gestão para igrejas a liderança pode mostrar o material da aula e os pais podem acompanhar o que será ensinado naquele dia na sala de acordo com a faixa etária da criança.

O ministério infantil ainda pode criar e compartilhar materiais para devocionais ou estudos e as crianças terão isso no aplicativo da igreja, podendo manter o estudo sobre o tema em casa com seus pais ou responsáveis.

 
 
 

mas Como um sistema de gestão como o Eklesia pode me ajudar?

O Eklesia tem recursos interessantes que vão ajudar a tornar os processos mais simples, organizados para que as crianças, os pais e os voluntários estejam seguros quanto ao que acontece dentro das salas.

Contamos com um aplicativo especial para a área KIDS (https://eklesia.com.br/kids/), além de ter a organização correta de quem são os responsáveis da criança, se ela tem alergia a algo, notificação para os pais, emissão de etiquetas para check in e check out, reserva de materiais e sala. Enfim! TUDO o que você pode imaginar que faz parte do seu Ministério Infantil pode ser gerenciado no Eklesia, é simplesmente a FERRAMENTA DE GESTÃO DE IGREJAS MAIS COMPLETA DO MERCADO.

 Quer saber mais como o Eklesia pode ajudar o seu Ministério Infantil e todos os outros setores e membros da sua igreja com a tecnologia?
Chame no WhatsApp aqui 
👇👇👇