Já ouviu falar das quatro fases das células ou pequenos grupos? Este conceito é amplamente discutido nas igrejas dos Estados Unidos, mas poucos ministérios brasileiros o conhecem.
Aprender sobre este assunto é importante para que a sua igreja se prepare para entender todas as fases e assim se adiantar na solução de conflitos. O objetivo é que as células se tornem ambientes saudáveis e acolhedores onde os membros possam aprender mais de Deus e da Bíblia.
Quatro fases da célula – Conceito de Bruce Tuckman
Formação
É o primeiro estágio, no qual as pessoas se reúnem e se conhecem. Os membros estão em busca de informações e orientação sobre como o grupo funcionará, qual será a sua missão, qual a sua tarefa, etc. Nesta fase, geralmente há muita incerteza e insegurança.
Conflito
A segunda fase pode envolver conflitos, pois os membros têm ideias diferentes sobre como o grupo deve trabalhar. Pode haver confrontos, competição, resistência e sentimentos de descontentamento. No entanto, o conflito é necessário para que o grupo possa progredir.
Normatização
Nesta fase, os membros começam a se reconciliar e estabelecer regras, normas e padrões de comportamento. O grupo começa a funcionar como uma unidade coesa e estabelece normas e expectativas comuns.
Desempenho
O quarto e último estágio é quando o grupo alcança seus objetivos e começa a se desfazer. Os membros se separam para seguir em outras direções, ou o grupo pode continuar trabalhando em novas tarefas. Nesta fase, os membros se sentem satisfeitos com o trabalho realizado e podem até desenvolver laços afetivos com os colegas.